sábado, 29 de setembro de 2012

Apresentação do projeto

Da Apresentação:
Senegal é considerado país de "Teranga", que significa terra de acolhimento, e lamentavelmente crianças de diferentes regiões do Senegal são encontrados/vivem nas ruas. Estas crianças chamadas (Talibé) com idade entre 03/15 anos, são confiadas pelos pais a um marabu (líder religioso local), com a proposta de ensinar-lhes o Alcorão e educá-las de acordo com os valores religiosos do Islamismo. 
Num contexto de famílias na linha abaixo da miséria, os pais não tem muita escolha, submetendo, assim, suas crianças e essa prática. Pelo marabu é proposto dar-lhes abrigo, alimentação, cuidados e educá-los. No entanto, a realidade, é que essas crianças passam a “trabalhar” para esses líderes religiosos, num contexto de exploração infantil, passam a pedir dinheiro para pagar aos marabus “por seus bons serviços", o que para muitos, quando não retornam com o dinheiro são submetidos a açoites, maus tratos, espancamentos.
São crianças que trabalham por volta de 10 horas por dia privando-se de um ambiente onde possam receber a verdadeira educação, ensino de bons costumes para que possam crescer e fazerem boas escolhas.

“Particularmente, toda noite vejo uma dúzia dessas crianças reagruparem-se para dormir no centro do campo de futebol, mercado, locais públicos, e isso, praticamente em todos os distritos, elas estão presentes. Eles percorrem as ruas com os pés descalços, vestindo um casaco rasgado e arrastando uma vara nas mãos e uma lata em que recolhem o dinheiro e alimento”.

Hoje, no Senegal, somente na capital Dakar, há cerca de 50.000 / 700.000 de crianças de rua chamados talibés, subjugadas sem educação, saúde, amor, etc., sem ESPERANÇA E VIDA. (Mt. 25:40)

Nenhum comentário:

Postar um comentário